Por que o número 42 é a resposta para a vida, o universo e tudo mais?


A Numerologia elenca muitas curiosidades sobre os números. Entre essas curiosidades o número 42, acabou ganhando uma aura misteriosa e cult. Tudo depois que uma série de cinco livros lançados nos anos 1970 chamada "O Guia do Mochileiro das Galáxias", de Douglas Adams, afirmou que esse número era "a resposta para a Vida, o Universo e tudo mais".  



Um filme com o mesmo título, foi lançado em 2005 e foi um sucesso também entre os nerds. Mas a partir dele, muitas teorias ajudaram a mistificar e consagrar - não só o número - mas todos os produtos comerciais que orbitavam o universo pop: afinal, por que a resposta para a vida, o universo e tudo mais era 42? Até o Google embarcou nessa brincadeira e tratou de responder: se você digitar no sistema de busca "qual a resposta para a vida, o universo e tudo mais?" a resposta será... 42! Faça o teste.

É bem possível que você nunca tenha assistido ao filme, mas não entre em pânico. Eu selecionei uma das cenas mais engraçadas e emblemática dessa comédia de ficção científica. A cena ironiza a curiosidade humana que, na tentativa de buscar respostas mágicas para as coisas mais simples, geralmente acaba sempre se perdendo pelo caminho:



O escritor Douglas Adams afirmou que tudo não passou de uma grande brincadeira. Disse que ao escrever sobre o número 42 quis apenas ironizar a loucura do comportamento humano na eterna busca pelas respostas prontas - ou dos segredos adormecidos no próprio coração.

COINCIDÊNCIA OU MISTÉRIO NA ARTE

Pelo sim, pelo não, a partir daí, o número 42 seria citado em outras curiosidades. No filme de terror "O Iluminado", de Stanley Kubrick, a ação se desenrola no sinistro Hotel Overlook, onde o menino Danny aparece diante de um espelho vestindo uma camisa com o número 42 e quarenta e dois carros aparecem estacionados no pátio do hotel - entre eles um que exibia a placa de final 42. 



Várias sequências foram minuciosamente criadas para narrar uma história sobrenatural, envolvendo morte, dor e sacrifício. Em outra cena impactante, Danny e sua mãe, Wendy, assistem na tevê ao filme "Houve uma vez um verão" ("Summer of '42", em inglês). Ambos se encontram hospedados no quarto 237 (2 X 3 X 7= 42).


É óbvio que toda essa atmosfera misteriosa sobre o número não foi alimentada somente por Stanley Kubrick. A famosa série "Lost", de J.J. Abrams, em 2004, também ajudou a mistificar o número 42: quem não se lembra dos misteriosos números que apareciam no bilhete premiado do desajeitado Hurley (foto abaixo)? Aliás, esse número aparecia praticamente em todos os episódios das seis temporadas - uma série que envolvia um misto de filosofia, religião e suspense. No artigo sobre os mistérios do número 108 (leia👉 aqui) eu tento solucionar esse mistério intrigante.



No filme "O Garoto do Futuro" (Teen Wolf), de 1995, Michael J. Fox vive um rapaz que se transforma em lobisomem: é o número 42 estampa a sua camiseta amarela no time da escola (imagem abaixo). 


Coincidência ou não, em "Procurando Nemo", da Disney, Dory, um peixe desmemoriado consegue se lembrar apenas de uma coisa: o endereço do consultório do dentista onde Nemo é mantido prisioneiro: "P. Sherman, 42 Wallaby Way, Sydney"... E na famosa cena do metrô, em "Ghost", o personagem Sam (o falecido Patrick Swayze) aparece na plataforma 42, antes de descobrir estranhos poderes do outro lado da vida!


O filme de estreia de Chadwick Boseman no cinema foi "42 - A história de uma lenda", que contava a história de um grande ídolo do beisebol, Jackie Robinson. O ator, que ficou mundialmente conhecido por ter interpretado o herói Pantera Negra, faleceu em 2020 de câncer um ano após completar 43 anos (!). No filme "Homem-Aranha: No Aranhaverso", vencedor do Oscar de Melhor Animação de 2019, o personagem Miles Morales é picado por uma aranha radioativa que possui o número 42 em destaque (número do elemento químico do Molibdênio).



Em "Romeu e Julieta", de Willian Shakespeare, a filha única dos Capuletos bebe uma poção que a fez parecer morta por 42 horas. E no livro "Alice Através do Espelho", de Lewis Carrol, nos é informado que a idade de Alice é sete anos e seis meses - forçadamente 7 vezes o número 6. No filme Donnie Darko, 28 dias, 6 horas, 42 minutos e 12 segundos é o tempo que falta para o mundo acabar. 

Na cultura japonesa, por exemplo, o número 42 é considerado um mau agouro: o som da palavra quarenta e dois (yon JHI ni) se assemelha com a palavra morte (JHI), por isso evitam pronunciá-la; Na vida cotidiana os japoneses preferem substituir as duas palavras por YO ou YON.

NA CABALA, NA BÍBLIA E NA MAÇONARIA

Quarenta e dois é um número notável também por causa do nome de Deus, que possui 42 letras ensinado pelos cabalistas - a saber: AHIH AShR AHIH; IH; IHVIH; AL; ALHIM; IHVH TZBAVT; AL CH CHI; ADNI, ou 4, 3, 4, 2, 5, 2, 5, 4, 5, 2, 2, 4 = 42.



Tanto no Antigo como no Novo Testamento, o número 42 é tido como fator de um grande sofrimento: Acazias começou seu reinado aos 42 anos (2 Crônicas 22: 2); os filhos de Israel tiveram 42 peregrinações e vagaram 42 anos pelo deserto até que finalmente receberam descanso (Números 33: 1-50); Azmavete  tinha quarenta e dois filhos (Esdras 2:24); os homens de Bete-Azmavete também eram quarenta e dois. (Neemias 7:28). Duas ursas selvagens saíram de um bosque, e despedaçaram quarenta e dois meninos (2 Reis 2:24). É muita tragédia, não?

E tem mais: o Profeta Elias passou fome por 42 meses e Jesus pregou durante o mesmo tempo pelo deserto. No Livro do Apocalipse, a Noiva do Cordeiro sofreu por 42 meses; a Cidade Santa foi pisada durante 42 meses e as duas testemunhas ficaram insepultas durante o mesmo período de tempo.

Conforme a antiga religião egípcia, o Tribunal de Osíris era composto de quarenta e dois deuses que agiam como juízes implacáveis. Esses 42 deuses representavam tanto o número de províncias egípcias, quanto o número de confissões negativas que eram feitas pelo morto perante o Tribunal. Num dos pratos de uma balança era colocado o coração do defunto; e no outro, era colocada uma pena de Maat, a deusa da Verdade. Os egípcios acreditavam que o coração era um precioso tesouro onde se guardava a Consciência e os Sentimentos. O Tribunal de Osíris simbolizava a Equidade, ou seja, a Justiça deveria atingir a todos igualmente. O Código Moral utilizado no julgamento estava incluído no Livro dos Mortos, cujo texto é apresentado, em parte, no decálogo constante nos estudos do Grau 31 da Maçonaria.



Em outro Grau Maçônico, uma Palavras de Passe tem origem no Antigo Testamento e é baseada na morte de 42 mil soldados efraimitas na ocasião em que atravessaram o rio Jordão para combater Jefté, o famoso general Gileadita (Juízes 2 - 1,7). Essa Palavra Secreta foi derivada tanto pela sua origem histórica, quanto pelo significado simbólico do número 42 - que nesse caso, foi inscrito na segunda classe dos milhares. Infelizmente não cabe aqui entrar em detalhes: prometo explicar isso na próxima palestra.

Mas essa curiosidade não terminará por aqui. No próximo artigo eu vou revelar os segredos que a Numerologia oculta sobre o número 42. Se você quiser saber inscreva-se para receber o Mestre no seu e-mail.

CONVERSATION

2 Comentários:

  1. Anônimo2/5/19 11:44

    Sonhei com o numero 42 e o 20 em uma sequencia de codigos verdes mas esses foram os unicos que se destacaram, no sonho eu estava tendo uma paralisia do sono mas quando eu tentava parar o sonho eu nao conseguia, dai, essa sequencia apareceu fez um ruido muito grande quando mostrou os numeros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto uma conexão com esse número e também tenho paralisia do sono...

      Excluir

Obrigado por deixar seu comentário!